Atrações Turísticas - (Clique nas imagens para ampliar)

Aquário

O passeio é cheio de surpresas. Aquários embutidos nas paredes contém belos e exóticos exemplares da fauna e flora marinhas, e logo na entrada existe até um aquário de água doce. Terrários com exemplares de lagartos da região chamam a atenção do visitante. Além disso, diversos painéis nos mostram exemplares de conchas, caranguejos e outros crustáceos, tornando o passeio também uma excursão cultural.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental.

Ilha Anchieta
A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo (828 hectares) e um dos principais atrativos turísticos do Município de Ubatuba. Protegida com a criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta, apresenta aos visitantes um grande espetáculo da natureza.

Parque Estadual da Serra do Mar

Criado em 1977, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) é o maior parque paulista, com 315.390 ha, destinados à preservação, à educação ambiental, à valorização da cultura local e à pesquisa científica.

No Município de Ubatuba, o Parque Estadual da Serra do Mar abrange uma área de aproximadamente 47.500 ha, administrada à partir de um Núcleo operacional localizado no distrito de Picinguaba, fronteira com o Estado do Rio de Janeiro. Em seus arredores são encontrados praticamente todos os ecossistemas representativos da mata atlântica, desde manguezais e vegetação de planície litorânea com altíssimos índices de biodiversidade, até pequenas ocorrências de campos de altitude nos seus pontos culminantes, como a Pedra do Espelho (1670m) e os picos do Corcovado (1150m) e Cuscuzeiro (1275m) em Ubatuba.
É o único trecho do PESM que atinge o nível do mar, protegendo assim os ecossistemas costeiros, cinco praias e também duas vilas (Cambury e Picinguaba) cujos moradores ainda mantém aspectos de sua cultura tradicional, constituindo alguns dos últimos redutos caiçaras do litoral norte. E ainda, trata-se de um ponto ambientalmente estratégico por unir o PESM com o Parque Nacional da Serra da Bocaina através de uma sobreposição das duas unidades, integrando ambas a um conjunto formado ainda pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e Reserva Ecológica da Joatinga, já no município de Paraty/RJ.

Cachoeiras

Uma das cachoeiras mais procuradas de Ubatuba. Saindo do centro da cidade pela Rio Santos fica a 18 Km, em frente à Praia do Prumirim.

Na verdade, é uma seqüência de pequenas quedas d’água formando uma piscina natural muito procurada pelos turistas. Mas atenção: possui alguns pontos perigosos, com pedras escorregadias e é preciso bastante atenção, principalmente com crianças.

Horto Florestal

O Horto Florestal de Ubatuba é uma Estação Experimental da Secretaria de Agricultura, e faz parte do Instituto Agronômico de Campinas. Sua principal finalidade consiste em analisar e estudar as principais plantas em relação à adaptabilidade ao clima e solo da região.
Palmito, mandioca, cana de açúcar e muitas outras culturas fazem parte dos estudos.
É um passeio cultural belo e interessante, pois o Horto possui alamedas com frondosas árvores e palmeiras imeriais, formando um conjunto agradável ao passeio turístico. Funciona para visitação de segunda a sexta das 7:00 às 11:00 e das 12:30 às 16:00, e se situa na Rodovia Oswaldo Cruz (acessada via trevo de Taubaté, na Rio-Santos), a cerca de 6 km da cidade.

Marina

Pier

Saiba mais sobre Ubatuba, acesse o site oficial, clique aqui!