Praia da Fazenda - (Clique nas imagens para ampliar)


Praia da Fazenda – 36,4 Km ao Norte do Centro

É uma praia de areia compacta e mar calmo, com 3,5 Km de extensão. Em seu lado esquerdo fica um rico manguezal em biodiversidade e a barra dos rios Fazenda e Picinguaba. Logo em seguida, a Praia das Bicas.

O acesso é feito por via secundária que parte da rodovia, e na entrada do acesso há uma placa indicativa que lá se encontra a Sede Administrativa do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar, uma área de 47.000 ha protegidos que representam aproximadamente 80% do município de Ubatuba. Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, este é o único ponto do litoral paulista onde são protegidos os ecossistemas costeiros, tais como praias, mangues, costões rochosos e mata de restinga.

No lado direito o acesso para trilha da praia Brava da Almada há um camping. No centro de visitantes exposições da Sede, informações e ponto de partida para diversas trilhas com a presença de monitores ambientais: trilha de bote pelo Mangue, trilha do Picadão da Barra, trilha da Brava da Almada, trilha do Jatobá.

No sertão da Fazenda fica a Casa da Farinha e o acesso para trilha do Jatobá.
A praia é muito procurada como cenário de filmes e mini-séries como os já realizados e famosos “Hans Stadem”, “Desmundo”, “A Muralha”, “A Casa das Sete Mulheres”, “Ilha do Castelo Rá Tim Bum” entre outros.

Atrações

A Praia da Fazenda é uma praia praticamente intocada, quase sempre com baixa frequência de público. Apresenta um visual magnífico da natureza, e do exuberante encontro da Mata Atlântica com o Mar. Estar lá, por si só, já é um contato ímpar com a natureza. E além da sede do Núcleo Picinguaba, é muito interessante à visita à Casa da Farinha. Esta se situa do lado oposto da estrada uns pouco à frente da entrada para a praia.